sexta-feira, 27 de junho de 2014

Projeto Exploratório

No início da disciplina FIT 461 – Produção de Hortaliças em Ambiente Protegido foi proposto que apresentássemos um projeto exploratório no qual explicássemos a forma como a cultura seria conduzida.
Este é o resumo do nosso projeto!
O pepino (Cucumis sativus L.) pertence à família das cucurbitáceas e tem como centro de origem a Índia, de onde foi levado para a China, Filipinas e Taiwan, sendo hoje amplamente consumido sob a forma de inúmeros cultivares. Utilizaremos a cultivar Hokuho (grupo japonês) da empresa Sakata.
A semeadura foi realizada no dia 19/03 em badejas de isopor com 128 células, com uma semente por célula e substrato Tropstrato HT (empresa Vida Verde) acrescido de 250g de supersimples por saco de substrato (25kg), obtendo-se 99,1% de germinação.
A adubação foi baseada na 5ª Aproximação, na análise de solo e na curva de absorção da cultura, sendo dividida entre plantio, com aplicação de 10 kg de N/ha (uréia), 40 kg de P2O5/ha (supersimples), 10 kg de K2O/ha (cloreto de potássio), 1,23 t/ha de calcário e 5 m3/ha de cama de frango; e cobertura através de fertirrigação com 120 kg de N/ha (sulfato de amônio e nitrato de cálcio), 120 kg de P2O5/ha (MAP), 230 kg de K2O/ha (cloreto de potássio), aplicados semanalmente.
O transplantio foi realizado no dia 02/04, após colocação de filme plástico (mulch) em duas das quatro linhas, em sulco e em fila simples espaçada de 1,0 m entre linhas e 0,3 m entre plantas, totalizando 93 plantas na área.
A irrigação será feita através de sistema de gotejamento, com espaçamento de 0,3 m entre gotejadores de vazão 1,04 L/h e calculada através da Etc (evapotranspiração da cultura), sendo os dados de temperatura obtidos através de estação meteorológica (E1000, da Irriplus).
As plantas serão tutoradas com fitilho e conduzidas em dois tratamentos: duas hastes e todas as hastes, sendo que em ambos os casos foram retirados os frutos até o 5º internódio.
As quatro pragas mais importantes da cultura são mosca-branca, pulgões, broca-das-cucurbitáceas e vaquinha, sendo utilizado controle químico com Decis, Mospilan e Cartap. O controle de plantas daninhas será feito através de capina manual.
O ponto de colheita dos frutos ocorre quando estes apresentarem de 15-23 cm, sendo a primeira colheita realizada no dia 07/05 (50 dias após transplantio) e, a partir de então, feita em dias alternados (segunda, quarta e sexta), por aproximadamente 90-100 dias após transplantio, estimando-se em 90t/ha. A classificação dos frutos será feita de acordo com o Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura que considera o grupo (japonês), o subgrupos (de acordo com a coloração da casca) e classe (tamanho) e categoria (presença de defeitos). A embalagem será em bandejas de isopor cobertas por plástico acondicionadas em caixas de papelão.






terça-feira, 24 de junho de 2014

Tutoramento e condução

O tutoramento das plantas foi feito utilizando-se bambu na formação da estrutura de sustentação, arame na horizontal para amarração do fitilho e fitilho para a sustentação das plantas.
image
Todas as plantas tiveram os botões florais removidos até o 5º internó, impedindo assim que os frutos encostassem no chão e ficassem tortos.
As plantas foram conduzidas de duas formas:
  • Com 2 hastes, selecionando a haste principal e a secundária mais vigorosa, sendo os demais brotos removidos.

image
  • Com todas as hastes, utilizando o fitilho de forma “trançada”.
image
O objetivo das diferentes condições foi avaliar a produção.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Pepino em conserva

DSC02533

 

O desenvolvimento dos pepinos está muito bom e já colhemos aproximadamente 110 kg em nossa área de 28 m2. Ainda temos muitas informações técnicas para disponibilizar mas, na postagem de hoje, vamos disponibilizar a receita do pepino japonês em conserva, que fez muito sucesso nos lanches realizados no intervalo da disciplina. A receita é muito fácil!

Ingredientes

  • Pepino japonês
  • Sal
  • Vinagre
  • Água
  • Condimentos de sua preferência (alho, cebola, pimenta, etc.)

Preparo

Os pepinos precisam ser lavados e depois terem suas pontas removidas. Depois disso devem ser colocados em um recipiente com bastante sal envolvendo-os para que soltem a água (não coloque água, apenas o sal) por aproximadamente 4 horas.

Enquanto isso, deve-se preparar os vidros para acondicionar a conserva, fervendo-os por 15 minutos. DSC02537

Os pepinos escorridos são então colocados dentro dos vidros para posteriormente acrescentar a calda.

Para fazer a calda basta misturar água e vinagre na proporção 1 (água) : 2 (vinagre) ou, se preferir mais suave, 1:1. Essa mistura deve ser fervida com os condimentos por pelo menos 3 minutos.

Depois é só acrescentar a calda aos pepinos já acondicionados no vidro e está pronto!

No dia seguinte já é possível comer!

DSC02534Dicas

  • Se desejar um período maior de conservação ferva os vidro novamente com o produto pronto e/ou conserve na geladeira.
  • Ao invés de colocar os pepinos inteiros ou em pedaços no vidro você pode experimentar coloca-los fatiados, também ficam ótimos!